sábado, 15 de dezembro de 2012

Porta-jóias de courino e forrado com Floc

Gente, parece que não, mas foi super fácil fazer esse porta-jóias!! Claro que poderia ter ficado muito melhor se eu tivesse tempo, não tivesse filho, tivesse uma máquina de costura, blá blá blá...uahauha. Mas até que achei que ficou bom viu!



Preparei um tutorial básico pra quem assim como eu não tem 200 conto sobrando (=/) pra comprar um e tem um tempinho sobrando pra fazer hehe

Materiais:

  • Courino preto (ou na cor desejada)
  • Superbonder (pode ser aquelas de marcas genéricas baratinhas, dá no mesmo)
  • Linha na cor desejada, agulha, tesoura
  • Porta-jóias em MDF
  • Feltro, tecido ou manta acrílica para forro da tampa
  • Floc
  • Cola permanente
  • Tinta na cor mais próxima a do Floc


Obs. Os itens Porta-jóias MDF, Floc e cola permanente (para flocar) você encontra em lojas de artesanato ou armarinhos. É importante também tirar as medidas da sua caixa antes de comprar o courino, pra comprar tecido suficiente pra cobrir toda ela.

Flocando

Pra começar, pintei as áreas internas da caixa onde ia flocar, na mesma tonalidade do Floc, que nesse caso foi roxo, ou um vinho, uva, enfim...rs.  Aí após secar a tinta é a hora de flocar, primeiro se passa a cola permanente (ou cola própria pra flocagem), espera 15 minutos, e depois se joga o floc peneirado. Pra quem não sabe, Floc é um pó que deixa o aspecto aveludado, muito usado ultimamente pra fazer aquelas famosas unhas de pelúcia. Ele tem que ser peneirado pra usar porque costuma vir meio empelotado, eu costumo ir peneirando em cima da cola permanente mesmo, pra já ir deixando a peça pronta. Depois de ter coberto toda a parte que queria com Floc e deixado secarpor uns 30 minutos, ou até você ver que não corre mais o risco do Floc descolar, dá pra continuar o restante.



Forrando a caixa

A primeira coisa é tirar as medidas das partes da caixa onde ia ser forrado, ou seja, tirei as medidas das laterais e extremidades da caixa, das gavetas, da tampa, etc. O porta-jóias que comprei tem as medidas de 36x18,5x25,5 aproximadamente, e custou se não me engano R$45,00 numa lojinha de artesanato, deve se encontrar mais barato em lojas grandes. Após tirado as medidas, transpassei elas para o courino adicionando 5mm em cada lado, para os arremates. Após isso, recortei as partes, lembrando que como o courino tem elastano, caso tenha errado um pouquinho na medida não tem problema, é só esticar mais ele na peça.


  Depois de recortadas, dobrei os 5mm de cada lado das peças para dentro e colei com o superbonder, pra dar um acabamento mais certinho e não deixar o courino desfiar. Depois disso, foi só ir colando peça por peça de tecido nos lugares certos com superbonder e esticando bem o tecido pra não ficar solto. Assim que passa o superbonder, tem que segurar um pouco, durante uns 5, 10 segundos a parte colada pra não soltar, pra cola aderir bem. Na parte de dentro da caixa (onde são colocadas as gavetas) não forrei com tecido e dei uma boa lixada, com lixa de unha mesmo, pras gavetas caberem certinho, pois após forradas elas ficam maiores né, aí correm o risco de não caber.


Na parte da tampa fiz um bordado em costura reta com linha branca, para dar aquele toque clássico de caixa de couro (pena que fiz na mão, então saiu meio torto =/ O ideal seria na máquina mesmo), e coloquei 4 camadas de feltro (pode ser usado outro tecido que dê um aspecto fofo ou manta acrílica mesmo) do tamanho do bordado, para dar aquele aspecto almofadado, depois foi só colar o tampo.



E pronto!

Ia colocar puxadores cromados nas gavetas, mas ainda não achei nenhum interessante, e achei que ela ficou legal assim, não fica difícil puxar as gavetas também afinal ela não é muito grande.


E é isso, espero ter inspirado alguém pra fazer um porta-jóias ou caixa de couro, fica lindo em qualquer ambiente.


Beijão da Beka.

Nenhum comentário:

Postar um comentário